sexta-feira, agosto 25, 2006

Eu vi a Bruna Surfistinha

Assisti ontem, na Primavera dos Livros, a palestra "Blog é literatura?". Mediado pelo escritor Marcelo Duarte, editor da Panda Books, contou com a presença de Bruna Surfistinha, Índigo, Ivana Arruda Leite e Rosana Hermann. Na última hora houve mudanças quanto ao local e por isso atrasou alguns minutos. Ao compor a mesa, a última a sentar-se foi Raquel Pacheco, a Bruna Surfistinha, vestida com uma calça preta, blusa branca e super bem produzida e com um piercing no queixo. Muito mais bonita do que a foto da internet.

A primeira a falar foi Rosana Hermann, do blog Querido Leitor, e disse achar o blog a maior acontecimento dos últimos tempos por cumprir a profecia de Karl Marx, a revolução do proletariado, com o MP3, as pessoas poderem queimar seu próprio CD sem precisar de grandes corporações. Esta mudança é tão grande que a diferença entre ela e a CNN é apenas o endereço eletrônico.

Em seguida, falou Índigo, uma das primeiras pessoas a escrever sobre literatura na internet. Começou em 1998 e tem 5 livros publicados. Achava que blog uma literatura menor até que começou a escrever e quando percebeu estava viciada. Contou alguns fatos engraçados de seu blog 73 sub-empregos. Quando disse que havia trabalhado vestida de Mickey e ao ser perguntada onde, respondeu que em Campinas, arrancando muitas gargalhadas da platéia.

Marcelo Duarte fez a apresentação de Bruna Surfistinha dizendo que até o momento ela vendeu 140 mil exemplares de seu livro "Doce veneno do escorpião" e é um dos maiores fenômenos da internet no Brasil. Bruna Surfistinha disse sempre ter gostado de computador e a segunda coisa a comprar depois de começar a fazer programas. E certo dia, procurando na internet relatos de garotas de programa, não achou nada nos sites de busca, então passou a escrever sobre sua vida. Para ela, isto funcionava como terapia e é ainda até hoje. Quando seu blog passou a ser conhecido, chegou a ter 50000 visitas por dia, tendo o provedor até mesmo que trocar servidores. A sua motivação em escrever era atacar alguns tabus da sociedade à respeito das garotas de programa. Queria mostrar que as prostitutas podem ser inteligentes e espertas. E quando o sucesso do blog aconteceu, recebia muitos e-mails e as pessoas duvidavam que ela fosse prostituta e muito menos mulher. E duvidavam também por escrever bem. Antes mesmo de ter um blog já fazia um diário em papel e tinha sonho de um dia de um vê-lo transformado num livro. Tempos depois escreveu isto no blog, daí que veio a idéia do "Doce veneno do escorpião". E este livro, escreveu aos poucos, quando tinha vontade. E disse estar feliz de ajudar direta e indiretamente muitas pessoas.

Logo, falou Ivana Arruda Leite, do blog Doidivana, socióloga de formação. Trabalhou na Revista da Folha de São Paulo e autora de vários livros. Disse ser viciada em blog e adorar este contato com o leitor e que acha a exposição muito grande e, que a literatura precisa de reclusão.

A partir deste momento a platéia começou a fazer perguntas. E todos que o fizeram eram autores de blogs. O papo fluiu muito bem e devia ter mais de 100 pessoas assistindo. Bruna Surfistinha comentou que caiu muito o número de visitas a seu blog e, hoje fica por volta de 25000 por dia e seu blog não permite comentários devido ao fato no início de ter recebido muitas mensagens agressivas. E disse achar importante ter o blog para dividir com as pessoas tudo que sabe. Índigo disse que qualquer vida pode ser interessante, isto depende de quem escreve.

Marcelo Duarte comentou que o blog é um meio poderoso onde qualquer um pode ter voz e citou a matéria publicada pela revista Época em semana anterior sobre blogueiros no Brasil e no mundo. Na saída, conversei com Derneval Cunha, autor do fanzine Barata Elétrica e hoje transformado em blog.

no corredor de acesso à feira dos livros, na saída da palestra, vi Bruna Surfistinha autografando e sendo bastante simpática com os fãs. Estava acompanhada de dois seguranças, ao estilo das grandes estrelas americanas, de paletó preto e fone no ouvido.

Um comentário:

Anônimo disse...

você viu ela, e eu a comi quando garota de programa num flat de moema.

eu conheci vc anos atrás numa empresa,trabalhavamos juntos ;)...