sexta-feira, agosto 25, 2006

Plágio

Um dos assuntos discutidos na palestra das blogueiras no sábado, dia 19 de agosto, foi o problema de plágio de textos. E hoje com a facilidade de comunicação e acesso, isto virou uma verdadeira praga. Muita gente traduz textos copiados da internet e, sem nenhum escrúpulo coloca seu nome como autor.

Muitos estudantes utilizam a técnica de usar uma ferramenta de busca, fazem uma colagem e, entregam ao professor um trabalho como se fosse elaborado por ele. Atualmente, os comandos mais populares são Control+C e o Control+V, permitindo e facilitando a cópia de textos. Este assunto ainda precisa ser bastante discutido, uma vez que muitas pessoas que foram plagiadas, também plageiam, pois ao escrever uma matéria, usam na maioria das vezes, ferramentas de busca, e copiam um trecho ou vários e às vezes, não citam a fonte.

As novas tecnologias trouxeram a facilidade de cópias e o problema de uso não autorizado. É quase certo que num futuro próximo, novas regulamentações surgirão. E falando de plágio, Décio Valente publicou anos atrás um livro "O Plágio", onde conta casos em obras literárias. Gabriel Perissé escreveu um texto interessante "O Conceito de Plágio Criativo".

Uma leitora do blog Querido Leitor descobriu que vários textos escritos pela jornalista Rosana Hermann estavam sendo plagiados por um jornalista de Santa Catarina e, ela publicou vários posts a respeito do caso.

Nenhum comentário: