O bairro do Brás, na capital paulista, já foi um dos mais importantes do país, quando no início do século a Matarazzo tinha ali suas indústrias. As Indústrias Matarazzo faliram em 1983 e já nesta época o Brás era um bairro degradado. Anos abandonado pelo poder público e também da população, fez com que a sujeira, os prédios abandonados e outros em péssimo estádo de conservação tornaram um realidade.
Atualmente o Brás concentra indústrias e lojas de confecções, todas do porte pequeno e médio, empregando e girando a economia.
Outra face da degradação do Brás são as igrejas evangélicas e por ali são muitas. A Celso Garcia no passado tinha as lojas elegantes de roupas, restaurantes, magazines com as "Lojas Pirani". Onde hoje está a Igreja Universal, na esquina com a padaria Garoto começou a primeira loja, onde depois se transformou na Metal Leve.
Os prédios caindo aos pedaços, mostra a pujança e potência econômica que foi o Brás no passado. A Matarazzo era a mais importante, mas existiam outras.
sábado, novembro 25, 2006
Assinar:
Postagens (Atom)